Quais os principais benefícios de se fazer um planejamento previdenciário?
Existem diferentes vantagens de fazer um planejamento previdenciário.
Confira mais sobre a importância de fazer um planejamento previdenciário:
- Adequação da Aposentadoria
O contribuinte que realiza o planejamento de Aposentadoria saberá exatamente o valor que irá receber do INSS, seja futuro ou atual.
Com isso, irá adequar sua Aposentadoria ao que necessita para seus gastos após aposentar-se.
Ele vai planejar seu futuro de acordo com este serviço.
Além disso, o planejamento permite entender se um benefício pode ser mais rentável, rápido ou barato do que outro, por exemplo.
Então, planejar a Aposentadoria é importante para entender qual formato é o mais adequado para cada contribuinte.
- Possibilidade de Aposentadoria mais elevada
Nem sempre o resultado apresentado pelo INSS é o que realmente corresponde à sua trajetória como contribuinte.
Infelizmente, é comum que o instituto responsável pelo RGPS (Regime Geral da Previdência Social) deixe de registrar ou registre equivocadamente algumas contribuições.
Pode acontecer, ainda, de os responsáveis pelos recolhimentos – como empresas contratantes – não pagarem ou não repassarem de forma adequada os valores para o INSS.
Portanto, na conta final da concessão da Aposentadoria, podem estar faltando dados importantes para o cálculo do benefício. O resultado neste caso é um (SB) salário de benefício menor do que contribuinte realmente deveria receber.
Assim, para saber o real SB (salário de benefício) ao qual você tem direito, se faz necessária uma profunda análise do seu histórico como contribuinte.
- Possibilidade de contribuição menor
Em alguns casos, o trabalhador (exceto celetista) poderá até mesmo diminuir o valor do seu recolhimento mensal e mesmo assim obter a maior e melhor Aposentadoria. Isso será analisado de acordo com seu CNIS e as projeções futuras de benefício.
Como é feito o planejamento previdenciário?
O planejamento de Aposentadoria é um processo realizado em quatro etapas. Acompanhe em detalhes e veja como elas funcionam:
- Qualificação dos dados
O primeiro passo do planejamento previdenciário é a obtenção de todos os documentos que fundamentam o pedido de Aposentadoria:
- Carteiras de Trabalho
- Guias de recolhimento
- Certidão do tempo de contribuição de regime próprio
- Alistamento militar
- Certidão de escola técnica
- PPP (perfil profissiográfico previdenciário)
- Comprovantes documentais que atestam o período rural
Dentre outros que serão analisados pelo advogado, para que possa filtrar quais são relevantes no pedido, quais documentos necessitam ser corrigidos (exemplo: PPP fora dos termos aceitos pelo INSS).
Além disso, quais precisam ser retificados no sistema do INSS (exemplo: salário de contribuição em valor menor que o recolhido).
Nesta etapa será feita a análise e o cálculo do tempo de contribuição analisando todo o período de contribuição do beneficiário e, também, serão comparadas as informações registradas no CNIS, tudo para certificar que não há informações divergentes que possam invalidar o tempo de contribuição.
Será realizado o Cálculo da RMI (Renda Mensal Inicial), que possui a seguinte fórmula: salário de benefício x coeficiente ou alíquota do benefício.
Será feita a verificação de períodos de trabalho não pagos ao INSS. Se houver essa ausência de contribuição, será levantada a possibilidade de o contribuinte pagar os valores atrasados perante o INSS.
Também será verificado se o contribuinte laborou em alguma atividade especial (atividade que expõe o profissional a riscos para a saúde dentro do período de contribuição), por exemplo, trabalhar em locais de ruído intenso, periculosidade, insalubridade, etc. Dependendo do caso e, desde que o trabalhador tenha comprovações de que exerceu atividade especial, é possível tentar o benefício da Aposentadoria especial.
- Elaboração de relatório
Após a análise documental, o advogado irá fazer um relatório de como chegar na Aposentadoria desejada pelo trabalhador, ou a indicação do melhor benefício a ser concedido. Este relatório deve não apenas apresentar datas e valores, mas os caminhos a serem seguidos.
- Análise do relatório
Como algumas vezes os segurados não possuem conhecimentos técnicos, alguns caminhos podem deixá-lo confuso. O profissional que realizar o planejamento previdenciário deve sanar todas as suas dúvidas, fazendo a análise para o cliente.
- Conclusão do relatório
A conclusão é um resumo do melhor caminho para obter a sua tão esperada Aposentadoria.
Recomendamos consultar um advogado previdenciário especializado para obter êxito no pedido. Nós da Advocacia Cavagnini estamos à disposição!